“Liberdade de Expressão”

*****  ”  *****

Na página principal do site “SAPO“, hoje (12 Janeiro 2015), durante uma hora, mostra a informação dos principais temas de atualidade de uma forma inédita.
Todos em cartoon.
Um contributo simbólico na defesa de um valor universal:
A Liberdade de Expressão

*****  ”  *****

É a Liberdade de Expressão. Pá!download 1

Ela hoje será tua, Ronaldo!download 2

Ultimo Acto: Jardim deixa Governo da Madeiradownload 4

Boyhood e Grand Budapest Hotel triunfam nos Globos de Ouro
download 3

Comissão Europeia dá mais tempo à Grécia para negociar
download 5

Radares em Lisboa: São menos mas estão em funcionamento
download 6

*****  ”  *****

Mensagem do Director-Geral Sapo  –  Celso Martinho

É a Liberdade de Expressão. Pá!

Hoje vestimos a nossa página principal, por onde passam mais de 700 mil pessoas por dia, de caricaturas que ilustram um conjunto de temas de agenda, numa escolha que deliberadamente procurou misturar assuntos mais sérios e mais ligeiros, fracturantes e consensuais e numa abordagem que evidencia o humor e a sátira como formas de comunicação e como símbolos inquestionáveis da liberdade de expressão.

A sátira, a caricatura e a paródia são técnicas artísticas milenares profundamente enraizadas na nossa cultura e nas pessoas do nosso país. Eu não cresci com o teatro de revista, nem a ouvir os Parodiantes de Lisboa (embora me recorde vagamente dos sorrisos do meu avô durante as emissões do programa quando ouvia o programa no seu rádio em AM durante o almoço), mas tive outras referências da minha geração, tantas, as suficientes para desenvolver a convicção de que o humor é e será sempre uma das formas de comunicação e expressão mais inteligente, verdadeira e inclusiva que existe, seja de que estilo for.

O SAPO é talvez um dos projectos mais ecléticos do mundo digital português. Há mais de 18 anos que somos um grupo constituído por pessoas de todas as gerações e origens, religiões, orientações, e com formação e experiência profissional de vários os quadrantes do conhecimento: engenharia, gestão, criatividade, design e artes, comunicação e media, etc. E como tal, pela mistura que nos caracteriza, somos naturalmente feitos de discórdias, guerras, derrotas, medos, erros mas também de trabalho, respeito, coragem, honestidade, diversidade e humor. Muito humor mesmo.

Assim, hoje vestimos a nossa página principal, por onde passam mais de 700 mil pessoas por dia, de caricaturas  que ilustram um conjunto de temas de agenda, numa escolha que deliberadamente procurou misturar assuntos mais sérios e mais ligeiros, fracturantes  e consensuais e numa abordagem que evidencia o humor e a sátira como formas de comunicação e como símbolos inquestionáveis da liberdade de expressão. Contámos com a ajuda inestimável do Henrique Monteiro, cartoonista do SAPO, que todos os dias desenha a sua visão dos acontecimentos que marcam o mundo.

A liberdade de expressão, não é demais repetir, não é ‘apenas’ um valor da comunicação social – a liberdade de expressão é um valor fundamental da nossa vida em comum. Não é fácil, não é simples, não é, inclusivé, natural. Implica, em muitas situações, vencermos as nossas certezas e convicções em prol de um bem maior – o respeito pelas certezas e convicções dos outros.

A iniciativa a que hoje damos destaque no SAPO é um contributo que tem a sua razão de existir neste tempo exacto em que vivemos, sem presunção de verdades absolutas, sem julgamentos ou outras mensagens que não estas. A Internet deu à humanidade uma quantidade de recursos, informação, conhecimento e oportunidades sem precedente e revolucionou tudo ou quase tudo que tínhamos como certo. Nesse movimento de transformação e de contínua aprendizagem, de que nós orgulhosamente fazemos parte, nunca foi tão importante recordarmos valores básicos como a liberdade de expressão e o respeito pelo outro. E, já agora, lembrarmo-nos que o riso é um dos factores distintivos da espécie humana.

Esperamos que gostem.

Celso Martinho
Director-geral do SAPO

*****  ”  *****

Fonte:
http://www.sapo.pt

Cartoons:
Henrique Monteiro

 

Anúncios

~ por luishenriques70 em 12/01/2015.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

 
Sala Esgotada

A sala onde podes ver trailers, ler críticas e estar a par das novidades

Yellow

ever, ever shine

Cinemaville

Uma webzine de olhos bem abertos

blossomfestivalmag

A BlossomFestivalMag é uma publicação digital sobre Lifestyle & Lazer criada para enriquecer o seu dia-a-dia.

JunkBox

Um blog para viciados em cultura.

O Rato Cinéfilo

Viver... é uma arte que temos de aperfeiçoar cada dia que passa.

Keyzer Soze's Place

Viver... é uma arte que temos de aperfeiçoar cada dia que passa.

Antestreia

Viver... é uma arte que temos de aperfeiçoar cada dia que passa.

Cinema Notebook

Viver... é uma arte que temos de aperfeiçoar cada dia que passa.

35mm"

Aqui bloga-se!

%d bloggers like this: